Pages

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

11 Ótimas Trilhas Sonoras de Rock - Parte 2

Depois de uma breve pausa para o Natal, senhoras e senhores, a parte final!


THE RUNAWAYS (Floria Sigismondi, 2010)


Com roteiro baseado em um livro escrito pela vocalista das Runaways, Cherrie Currie, esse foi um filme que me surpreendeu, confesso. Não é lá um filmaço, digno de muitos prêmios, mas admito que critiquei muito a escolha do elenco: Dakota Fanning e Kristen Stewart na pele de duas roqueiras que fizeram história não me pareciam muito convincentes. Fico feliz em dizer que as duas mostraram bastante atitude. Mas deixando de lado as atuações, o longa chama a atenção pela trilha sonora. Além de todos os sucessos das próprias The Runaways, ouvimos grandes "hinos" dos anos 70, como The Wild One, de Suzi Quatro, Rebel Rebel, de David Bowie, I Wanna Be Your Dog, dos Stooges e Pretty Vacant, dos Sex Pistols. (Dou um doce para quem não acabou o filme com Ch ch ch Cherry Bomb na cabeça u.u)



HOMEM DE FERRO (Jon Favreau, 2008)


Com certeza, a carreira de Robert Downey Jr. não será mais a mesma após o papel do "gênio, bilionário, playboy e filantropo" Tony Stark, na franquia de Iron Man. Adaptado dos quadrinhos de Stan Lee, o heroi tornou-se queridinho do público e já está a caminho de seu terceiro filme. Seguindo a linha de soundtrack do filme de outro personagem da Marvel, o Homem Aranha, Homem de Ferro traz também uma trilha rock and roll, porém, um pouco mais "pesada". Com destaque para os grandes AC/DC e Black Sabbath, a trilha sonora conta ainda com Audioslave, Filter e ainda alguns clássicos de Queen e The Clash no segundo filme. A música tema não poderia ser outra: Iron Man, hit da banda liderada por Ozzy Osbourne.



IMPÉRIO DOS DISCOS (Allan Moyle, 1995)


Para ajudar o dono de uma pequena loja de discos a não ter que vendê-la para uma grande rede, os empregados precisam encontrar um jeito de conseguir dinheiro. No fundo de tantas confusões que se desenrolam pelo filme, a música não para. E música de muito boa qualidade! A nata da cenário alternativo dos anos 90 se encontra nesse soundtrack, que conta com os sucessos de Gin Blossoms, Cramberries, Better Than Ezra e a icônica A Girl Like You, de Edwyn Collins.



CHRISTIANE F. (Ulrich Edel, 1981)

  
A chocante história da menina de 13 anos que se prostituía por conta do vício em heroína deixou muita gente impressionada e se tornou um marco, sendo obrigatório em todas as palestras que alertavam os jovens sobre as drogas nos colégios durante os anos 80 e 90 (você também passou por isso, aposto!!). Em particular, não gosto muito do filme. Gosto sim, ou melhor, ADORO sua trilha sonora! Lançado em 1981, o álbum Christiane F. conta exclusivamente com canções de David Bowie, entre elas, a maravilhosa versão bilíngue de Heroes.



TRAINSPOTTING (Danny Boyle, 1996)


Retratando o movimento clubber no Reino Unido, Trainspotting - Sem Limites (título no Brasil), já é considerado um clássico cult. O filme gerou muita polêmica na época de seu lançamento devido à alegações de que ele promovia o uso de drogas. Além disso, o longa fez deslanchar carreiras como a do escocês Ewan McGregor. A trilha sonora é um espetáculo a parte: Iggy Pop, Primal Scream, New Order, Blur, Pulp, Lou Reed e outros grandes e aclamados artistas compõe o time que faz o soundtrack de Trainspotting ser um verdadeiro deleite para os ouvidos! Na voz rasgada de Iggy Pop em Lust for Life, acompanhamos uma das introduções mais legais de um filme nos ultimos anos.




MENÇÃO HONROSA: Ok, a lista inicialmente deveria contar com apenas 11 trilhas sonoras, mas eu, como uma beatlemaníaca que se preze, não poderia deixar de fora A Hard Day's Night, Help!, Magical Mystery Tour, a animação Yellow Submarine e o documentário Let It Be, os cinco filmes protagonizados pelos "fab four". Por hoje, deixo vocês com I Need You, uma das minhas canções favoritas, presente no filme Help!.



(PARTE 1 AQUI)