Pages

domingo, 23 de dezembro de 2012

11 Ótimas Trilhas Sonoras de Rock - Parte 1

A trilha sonora de um filme exerce toda uma função especial, detem o poder de ambientar melhor as cenas, despertar as mais diversas emoções no espectador e, as vezes, não é necessário nada além de uma boa música para compor uma belíssima cena.
Nos "primórdios" do cinema, as trilhas sonoras eram totalmente instrumentais, até que Elvis Presley resolveu, digamos, vender suas músicas por meio de filmes. E assim entrava em cena o bom (e nunca velho) rock and roll nas trilhas sonoras.


QUASE FAMOSOS (Cameron Crowe, 2000)


O filme retrata o cenário do rock setentista, aonde um jovem garoto consegue trabalho na icônica revista Rolling Stone e deve acompanhar a banda (fictícia) Stillwater em sua turnê pelos E.U.A.
Na verdade, realmente existiu uma banda com o nome Stillwater, mas ela não fez nenhum sucesso; essa que é retratada no filme é uma mistura (de acordo com o próprio diretor) de Led Zepellin, The Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd. Além dessas bandas, o soundtrack é composto por grandes nomes como The Who, David Bowie, Cat Stevens e The Beach Boys, entre outros. A música tema fica por conta de Elton John, com "Tiny Dancer".



NÃO ESTOU LÁ (Todd Haynes, 2007)


Um filme inspirado na vida do ícone Bob Dylan não poderia ter uma trilha sonora menos que brilhante! Seis atores diferentes dão vida ao astro folk em diferentes fases de sua vida, entre eles, uma mulher: Cate Blanchett, indicada ao Oscar pelo papel. Na trilha, interpretações de músicas de Dylan por ele mesmo, Charlotte Gainsbourg e Calexico, The Monkees, Jim James e Sonic Youth. Resultado: melhor impossível!



ALTA FIDELIDADE (Stephen Frears, 2000)


No longa, John Cusack é o dono de uma loja de música que só vende discos de vinil. Pra completar, o cara ainda é uma enciclopédia musical ambulante. Nessa deliciosa "comédia romântica", baseada no livro homônimo de Nick Hornby, a atração principal é a música. A trilha conta com nomes como The Kinks, The Velvet Underground, Bob Dylan, e por aí vai: só clássicos! Como tudo no filme, até seu poster oficial (foto acima) tem uma referência roqueira: o disco "A Hard Day's Night" dos Beatles. Destaque para Jack Black arrasando em "Let's Get It On", de Marvin Gaye.



DETROIT ROCK CITY (Adam Rifkin, 1999)


Quatro adolescentes de uma banda cover do Kiss tentam ver seus ídolos em Detroit no ano de 1978. No trajeto, obviamente, muita confusão. Detroit Rock City é um verdadeiro deleite para os roqueiros de plantão, contando com canções clássicas do rock, indo de AC/DC a Santana, de Black Sabbath a Thin Lizzy, de Pantera a Van Halen, de Ramones a Blue Öyster Cult, passando por The Runaways, Nazareth, David Bowie, Sweet, Electric Light Orchestra e, lógico, o próprio Kiss.



ESCOLA DE ROCK (Richard Linklater, 2003)


Jack Black interpreta um roqueiro que se passa pelo melhor amigo para arrumar um emprego como professor substituto em uma escola tradicional. Ele descobre que seus alunos tem talento para a música e resolve montar uma banda com eles. Até aí, seria uma comédia como outra qualquer. E é aí que entra a trilha sonora. Com nomes como The Who, The Doors, Cream, Led Zeppelin, Ramones, Iggy Pop and The Stooges e AC/DC, o soundtrack fez tanto sucesso que foi indicado para concorrer a um Grammy em 2004.



(500) DIAS COM ELA (Marc Webb, 2009)


O priemeiro filme dirigido pelo aclamado diretor de videoclipes Marc Webb se tornou um sucesso mundial de público e crítica e recebeu numerosos prêmios e nomeações. A trilha sonora foge um pouco dos parâmetros dos soundtracks acima: não é das mais roqueiras, mas não deixa de ser muito boa. Contando com Regina Spektor, Carla Bruni, She & Him (a banda da protagonista Zooey Deschanel) e outros nomes da música pop, a parte roqueira fica a cargo de bandas mais leves, porém, igualmente boas, como Pixies, Black Lips e The Smiths, que marca a mais famosa cena do filme.



(PARTE 2 AQUI)