Pages

terça-feira, 10 de julho de 2012

Na Estrada

Essencialmente sobre buscas interiores expressas na mudança de paisagem, um road movie é uma das hibridizações mais comuns e expressivas do cinema. Ele pode ser um drama (Easy Rider, La Strada, Paris, Texas, Thelma & Louise, Central do Brasil, Diários de Motocicleta, A história real, A banda, Na natureza selvagem), uma comédia (Antes só do que mal acompanhado, Os três amigos), um thriller (Encurralado, Intriga internacional), uma "dramédia" (Pequena Miss Sunshine, Sideways/Entre umas e outras, As confissões de Schimidt, As aventuras de Priscilla, Rainha do Deserto). Sendo voluntária ou não, a viagem é sempre uma expressão visual de uma profunda mudança interior dos protagonistas, a visualização mesma do arco da narrativa. Estranho numa terra estranha e em mutação, o protagonista se vê a sós com sua alma, suas questões e os outros, que encontra em situações despidas dos contornos do dia-a-dia e, por isso, levadas ao extremo.

Easy Rider, 1969, Dennis Hopper
Thelma & Louise, 1991, Ridley Scott
Diários de Motocicleta, 2004, Walter Salles
Na Natureza Selvagem, 2007, Sean Penn