Pages

sábado, 7 de julho de 2012

Film Noir




Film noir (do francês, filme preto) é o estilo que une os romances de suspense, como os da época da Grande Depressão, ao visual dos filmes de terror da década de 30. Os "Noirs" foram filmados em preto e branco e caracterizados pelo alto contraste, com raízes na cinematografia do expressionismo alemão. Outras influências importantes vieram do realismo poético francês (fatalismo, injustiça e heróis arruinados) e do neo-realismo italiano.
Muitas das produções do gênero eram de baixo orçamento, sem atores de grande porte. Alguns dos mais populares exemplos de filme noir giram em torno de uma mulher de virtudes questionáveis.

Rita Hayworth como Gilda  



O estilo visual noir é marcado por sombras dramáticas e alto contraste. Sombras de venezianas sobre o rosto de um ator enquanto ele olha pela janela são um ícone visual, tendo se tornado um clichê. Crime, geralmente assassinato, é um elemento presente na maioria dos filmes.

Cena de Kiss Me Deadly
  Mais um clichê dos noirs é o esteriotipo básico dos personagens: femme fatales, protagonistas moralmente ambíguos ou alienados e pessoas violentas ou corruptas, levantando questões como obsessão sexual e romântica, corrupção social e humanitária e niilismo.

Barbara Stanwyck e Fred MacMurray em Double Indemnity
Já na década de 60, muitos cinegrafistas criaram películas inspiradas em noirs originais, como Peckinpah, Arthur Penn e Robert Altman. Duas décadas depois, surgiu mais uma variação inspirada pelo estilo: a ficção científica cyberpunk. Alguns trabalhos recentes ainda trazem uma veia noir como, por exemplo, Sin City, filmado em preto e branco, com elementos em cores.

Cena de Sin City, filme neo-noir
 O film noir ficou conhecido por essas características, criando dramas inteligentes e austeros, em ambientes realistas urbanos. O estilo gradativamente influenciou o senso comum - mesmo fora de Hollywood.